A Amazônia é a região de maior biodiversidade do planeta e está entre as  maiores Regiões Naturais em área florestal, apenas atrás das imensas  florestas boreais da Rússia, Canadá e Alasca, que se estendem por dois  continentes.
A floresta Amazônica representa um terço das  florestas tropicais do mundo e abriga cerca de 50% da biodiversidade do  planeta. Existem pelo menos 45.000 espécies de plantas, 1.800 espécies  de borboletas, 150 espécies de morcegos, 1.300 espécies de peixes de  água doce, 163 espécies de anfíbios, 305 espécies de serpentes, 1.000  espécies de aves e 311 de mamíferos.
A maior parte da floresta,  70%, está na Amazônia brasileira. A população estimada é cerca de 20  milhões de pessoas.
Ao longo das últimas décadas, a Amazônia vem  sendo ocupada de forma desordenada, sem respeito às populações  tradicionais e sem nenhum planejamento baseado em critérios científicos.  Devido a isso, 20% da área amazônica já sofreu degradação e algumas  áreas já apresentam características de hostspots.
Em 2001 foi  criado o Programa Amazônia da CI-Brasil com escritório em Belém. Antes, a  organização atuava de forma indireta, através de parcerias com outras  instituições da região.
Os projetos são desenvolvidos dentro de  quatro Corredores de Biodiversidade: o Corredor do Amapá, Corredor  Ecótonos Sul da Amazônia, Corredor Sul Amazônico e Corredor Central.
As  comunidades tradicionais têm um papel fundamental para conservação do  meio ambiente. A CI-Brasil em parceria com a FUNAI, a Associação  Floresta Protegida e o Instituto Raoni trabalham junto a 12 comunidades  Kayapó, apoiando atividades de vigilância territorial e o  desenvolvimento de alternativas para geração de renda que sejam  sustentáveis economicamente, socialmente e ecologicamente.
terça-feira, 30 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário