quarta-feira, 24 de março de 2010

MATA ATLANTICA


Crystal Light

Apply Now: The Nature Conservancy VISA credit card - support 
conservation with every purchase!

Titulo Mata 
Atlantica

 

Golden lion tamarin

 

participar.

Saiba mais sobre o equipe da TNC no Brasil, e como se pode apoiar a conservação no Brasil.

Onde atuamos

A TNC também trabalha na Caatinga, no Cerrado, no Pantanal, e na Amazônia. Saiba mais sobre os lugares que protegemos.

TNC lança campanha para plantar um bilhão de árvores
Pau Brasil
 

A campanha “Plant a Billion Trees” da TNC apoiará o plantio de um bilhão de árvores nativas em aproximadamente 1 milhão de hectares e, espera ajudar a conectar alguns milhões de hectares, contribuindo assim para a formação de corredores de biodiversidade.

Mata 
Atlantica

Há quinhentos anos, a Mata Atlântica cobria aproximadamente 1,3 milhões de quilômetros quadrados, mas hoje, mais de 92% de suas florestas foram devastadas e os remanescentes estão altamente fragmentados.

Por ser uma das florestas mais ricas e ameaçadas do planeta, a Mata Atlântica é umas das prioridades globais em termos de conservação. Mesmo sendo apenas uma fração do tamanho da grandiosa Floresta Amazônica, a Mata Atlântica abriga uma gama de diversidade biológica similar.
Localização
A região de domínio da Mata Atlântica estende-se em faixas que vão desde o nordeste até o sul do Brasil, além do norte da Argentina e sudoeste do Paraguai.

Na porção do nordeste brasileiro, a floresta ocupa uma estreita faixa costeira que não excede 64 km de largura, enquanto que no sul, estende-se desde o litoral por 322 km em direção ao interior do país.
Principais Tipos de Hábitats
Floresta Tropical Úmida
Campos/Savanas Tropicais

Animais

A Mata Atlântica abriga em torno de 2.200 espécies de pássaros, mamíferos, répteis e anfíbios – 5% de todos os vertebrados da Terra. Vivem ali 60% de todas as espécies animais ameaçadas do Brasil, incluindo quase 200 espécies de pássaros que não são encontradas em nenhum outro lugar.
O Brasil como um todo é um dos líderes mundiais em diversidade de primatas, com 77 espécies e subespécies identificadas até o presente. Destas, 26 encontram-se na Floresta Atlântica, das quais 21 somente são encontradas ali.
Algumas das espécies mais carismáticas da Mata Atlântica incluem o mico-leão-dourado, o muriqui, o papagaio-da-cara-roxa e a preguiça-preta.

Plantas

A Mata Atlântica também apresenta em torno de 20.000 espécies de plantas, representando 8% do total existente no planeta. Nos anos 90, pesquisadores do New York Botanical Garden contaram 458 espécies arbóreas em 2,5 acres – mais do que o dobro do número de árvores em toda a costa leste dos E.U.A. E novas espécies da flora e da fauna continuam a ser descobertas.
A estrutura florestal da Mata Atlântica apresenta múltiplos estratos de vegetação que sustentam uma miscelânea de vegetação extremamente rica, a qual inclui uma espantosa diversidade de samambaias, musgos e epífitas (“plantas aéreas”, ou seja, plantas que prendem-se a outras) como lianas, orquídeas e bromélias.

Porque a TNC trabalha aqui

Os remanescentes 7% da Mata Atlântica encontram-se entre as florestas de mais rica biodiversidade do mundo e apresentam um grande número de espécies que não podem ser encontrados em nenhum outro lugar do planeta.
Entretanto, essas porções de floresta se encontram altamente fragmentadas, formando pequenas ilhas de vegetação em meio a paisagem dominada pela agropecuária e cidades. Devolver a conexão entre esses fragmentos de florestas isolados é um dos grandes desafio para a conservação da Floresta Atlântica.
As principais ameaças constantes a estes fragmentos incluem:
     • Extração ilegal de madeira e outras atividades extrativas de espécies lenhosas valiosas
     • Conversão de terras em pastagens, campos agrícolas e plantações florestais
     •Expansão urbana e loteamentos para regiões suburbanas
Estes fatores não só ameaçam a diversidade biológica da Mata Atlântica, mas também as comunidades tradicionais rurais de baixa renda que ali vivem e cuja subsistência está diretamente ligada à conservação e ao uso sustentável dos recursos naturais.
A costa leste brasileira sempre concentrou a maior parcela da  população e da indústria. É onde vive, atualmente, 75% da população do país, incluindo mega-cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo, e representa 70% de sua produção industrial. A Mata Atlântica teve, portanto, que suportar grande parte do impacto do crescimento populacional desde que os europeus primeiro chegaram no Brasil em 1500. Hoje, menos de 2% de todo o bioma está sob alguma forma de proteção.

O que a TNC tem feito

Devido ao estado fragmentado da Mata Atlântica, a conservação efetiva é altamente dependente de um planejamento em larga escala, visando reconectar estes remanescentes isolados.

O objetivo da TNC é criar reservas de floresta primária (que ainda não foram alteradas pelo homem) ou secundária (que sofreram alteração parcial ou estão se recuperando) com regiões de entorno trabalháveis. A meta final é reconectar estas áreas através de iniciativas de reflorestamento que, ao mesmo tempo, promovam a geração de renda sustentável para as comunidades locais.
O Programa de Conservação para a Mata Atlântica vem implementando suas ações em cinco ecorregiões prioritárias:
     • Florestas Costeiras da Bahia
     • Florestas Costeiras de Pernambuco
     • Florestas Costeiras da Serra do Mar
     • Florestas Com Araucárias
     • Floresta do Alto Paraná
Trabalhando junto à organizações locais parceiras, a TNC emprega as seguintes estratégias à Mata Atlântica:
     • Proteção e criação de áreas públicas
     • Criação de reservas privadas
     • Reflorestamento de áreas degradadas
     • Implementação de mecanismos financeiros criativos para manter as fontes
       de financiamento da conservação
Tais estratégias são apoiadas por políticas públicas, pelo desenvolvimento institucional através de parcerias e pelo envolvimento da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário